DEFESA DO CONSUMIDOR - AÇÕES EDUCACIONAIS

Realização, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC) de ações educacionais presenciais, atingindo um público anual de 5.000 pessoas, aproximadamente.

No contexto relacionado à educação a distância, na plataforma eedc.mpmg.mp.br, encontram-se disponíveis, atualmente, 4 cursos, 32 videotecas e um espaço informativo relacionados ao direito do consumidor.

O Procon-MG realizou várias ações educacionais em seus três projetos fixos:

I) 25 edições do Consumo Inteligente na Terceira Idade, iniciativa voltada para idosos, familiares e demais interessados, que tem o objetivo de propiciar reflexões que contribuam para um posicionamento mais crítico, autônomo e responsável nas relações de consumo;

II) 27 edições do Dia de Pensar na Sociedade para o Consumo, em que foram ministradas aulas a adolescentes nas escolas de Belo Horizonte, com o objetivo de despertar o interesse pelos direitos e deveres dos consumidores, estimulando-os a analisarem e compreenderem a complexidade da sociedade de consumo, além de sensibilizá-los sobre a necessidade de se ter uma postura reflexiva, crítica e atuante nas relações de consumo;

III) 9 treinamentos do Programa Procon Mirim, cujo objetivo é capacitar educadores de crianças de 7 a 12 anos para que sejam capazes de trabalhar o tema do direito do consumidor em sala de aula auxiliando na formação de consumidores conscientes.