PROGRAMA CAPACIDADES ANALÍTICAS

O Programa Capacidades Analíticas teve como premissa o desenvolvimento de ferramentas próprias, com ênfase em software livre, alta capacidade de resposta e adaptabilidade a novas necessidades surgidas ao longo do tempo. E, ainda, de que todas as pesquisas realizadas no sistema fossem registradas em “logs” auditáveis. Assim, é composto por diversos projetos que, juntos, facilitam o cruzamento e a análise de grande volume de dados em poucos minutos.

O ÁDUNA, ferramenta digital para pesquisa de dados de pessoas físicas e jurídicas, reúne numa única consulta diversas bases de dados, está acessível via web para desktops, tablets e smartphones, sem a necessidade de instalação de quaisquer softwares ou aplicativos. Agrega, ainda, funcionalidade de grafos, que permite explorar a existência de relacionamentos entre pessoas (físicas e jurídicas), empresas, instituições, bens e outros que figurem nas bases de dados cadastradas.

O LINS é uma plataforma de alta tecnologia que tem a capacidade de realizar, em poucos segundos, o cruzamento de milhões de dados de receitas e despesas públicas, para fins de inteligência e investigação. Ferramenta de diagnóstico das contas públicas, permite o uso de filtros interativos na exploração pelo usuário. Também acessível via web, tanto para desktops como tablets e smartphones, sem a necessidade de instalação de quaisquer softwares ou aplicativos.

O MOTUS disponibiliza, via web (intranet), as análises decorrentes das quebras de sigilo bancário cadastradas no SIMBA, em painéis visualmente acessíveis, desenvolvidos em ferramenta de BI (Tableau). Garante que apenas o órgão de execução responsável pela cooperação cadastrada tenha acesso aos painéis daquele caso, por meio de controle de acesso com validação do usuário.

O Mapa Social, disponível no portal público do MPMG, é uma ferramenta que reúne indicadores sociais dos municípios mineiros nas áreas da educação, saúde e segurança pública. Também possibilita a consulta de indicadores socioeconômicos e demográficos. Permite pesquisar, explorar e comparar indicadores sociais de forma rápida e interativa. Possui relatório detalhado de indicadores por município, tabela dinâmica de pesquisa de indicadores, totalizando 99 indicadores sociais.

O AISE - Mapa de Desenvolvimento Sustentável, disponível no portal público do MPMG, apresenta graficamente a relação entre os indicadores constantes do Mapa Social e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Atlas 2030, da ONU.

O TRENA, aplicativo para celular disponível para que a população possa auxiliar na fiscalização de obras públicas em andamento na sua região, permite visualizar dados sobre uma obra (pesquisa de geolocalização e foto da placa da obra) e enviar fotos e comentários sobre a evolução para análise das autoridades responsáveis. Possui um módulo voltado à fiscalização e denúncias de pedofilia.

LEMONADE é uma ferramenta em plataforma web que permite aos usuários não especialistas em TI (através de recursos simples) a construção de trilhas de auditoria para a análise de grande volume de dados relativos a receitas, despesas e licitações do Estado de Minas Gerais e dos 853 municípios mineiros.

O GSI³ - Inovação e Inteligência para Investigação é uma agenda de eventos de divulgação, capacitação e sensibilização dos integrantes do MPMG para a adoção das novas tecnologias desenvolvidas pelo GSI/DINI nos processos de investigação e atuação, tanto para as áreas finalísticas quanto unidades de apoio à atividade fim. Está estruturado em 3 Jornadas tecnológicas realizadas de forma virtual, nos meses de julho, setembro e novembro/2020, por meio de webinários e outras ações digitais. A primeira Jornada foi realizada nos dias 06 a 10/07 e contou com 1208 participantes certificados pelo CEAF.