GESTÃO LOGÍSTICA E DE SERVIÇOS

Pode-se verificar redução histórica no consumo de combustível, apesar do aumento de 15% no tamanho da frota, consequência direta dos investimentos em capacitação e conscientização dos condutores para o correto uso dos veículos, e alteração da cultura institucional no mesmo sentido.

Os deslocamentos (de rotina e viagens) feitos pela frota do MPMG vêm sofrendo redução significativa desde 2016 em razão do agrupamento de pedidos semelhantes e da proposição pela DITRA de alternativas mais econômicas.

O serviço de Maloteria consiste na distribuição ordenada de documentos e outros objetos - entre a PGJ, demais unidades de BH e da região metropolitana - através de carro próprio para uso da Expedição, expandido pela atual gestão, aproveitando o transporte de pessoas em viagens solicitadas à DITRA. Tal expansão permitiu a economia nos custos com os Correios.

Além da Maloteria, o intenso trabalho da antiga Divisão de Protocolo Geral (DIPRE), gestora do contrato firmado pela PGJ com os Correios, possibilitou a conscientização dos usuários e a expansão das ferramentas de comunicação digital, o que resultou em redução de 23% do número de serviços postais usados, compensando parcialmente o aumento de valores estabelecido pelos Correios nas correções anuais.

Com a adoção da logística reversa de bens ociosos, no momento em que recebem um pedido de bem, realizam contato com a unidade para levantamento de possíveis bens ociosos e eventual recolhimento. Assim, a entrega dos bens novos e o recolhimento dos antigos é feita simultaneamente, o que gera grande economia para PGJ. Como resultado, houve uma redução de 46% nos bens ociosos no inventário de 2019 em relação ao ano anterior.