A reformulação da política de construção, aquisição e locação de imóveis pelo MPMG garantiu mais eficiência e economia na política institucional de melhoria do ambiente de trabalho. Com o objetivo de economizar recursos, por exemplo, o MPMG adquiriu, em 2018, um imóvel de 15 andares e 7.000 m² de área útil na rua Gonçalves Dias, em Belo Horizonte. Quando estiver em funcionamento, no segundo semestre deste ano, o prédio proporcionará uma redução de aproximadamente R$ 4,5 milhões por ano.
Em 2020 o MPMG também inaugurou a sede de Governador Valadares, com área construída de 6.860 m², distribuída em 16 andares. A ocupação do imóvel, ocorrida em março, propiciou a concentração de todas as Promotorias de Justiça no mesmo endereço, eliminando, assim, despesas com várias locações e com serviços de segurança e portaria. Enquanto isso, continua em andamento a construção da sede de Patos de Minas, cuja área será de 2.800 m², e, também para este ano, está previsto o início da construção da sede própria de Curvelo, que terá 1.270 m² de área, bem como o início das obras de acréscimo de espaço ao imóvel de Vespasiano.
Está previsto para fevereiro de 2021 o início da construção das novas instalações das Promotorias de Justiça de Juiz de Fora e Ribeirão das Neves, que terão área total de 7.266m² e 3.915 m², respectivamente. Ainda para 2021, estão programadas obras de acréscimo de área para a sede de Montes Claros.