DIREITO DE FAMÍLIA, DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DOS IDOSOS

Na defesa do Direito de Família, destaca-se o Programa de Efetivação dos Vínculos Familiares e Parentais (Proevi), que, através da equipe psicossocial, realiza mediações de conflitos e constelações familiares, além da assistência jurídica fornecida pela Promotoria.

Foram contabilizados inúmeros atendimentos presenciais e oficinas, como a (Re)Construindo as Relações, nas quais as pessoas encaminhadas para o Proevi recebem orientações quanto ao seu funcionamento e participam de intervenções reflexivas em grupos.

Parcerias realizadas com as universidades para ampliação dos atendimentos do Proevi e atendimento à demanda represada.

Capacitações oferecidas pelo MPMG/Ceaf/CFDI aos parceiros, membros e servidores visam à constante atualização das equipes e melhoria nos atendimentos ofertados.

Elaboração de estudos técnicos para suporte às atuações, milhares de averiguações oficiosas de paternidade e visitas às  Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) constituem, também, a rotina desta Coordenadoria.

Na defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e dos Idosos, há projetos desenvolvidos nos PGAs desse período.

 

Projeto PGA 2016 / 2017

Fomentar a criação e a implantação do Conselho Municipal do Idoso em pelo menos 30% dos municípios de Minas Gerais. Este projeto resultou na criação de 22 novos Conselhos Municipais do Idoso. Existem hoje 312 Conselhos Municipais do Idoso ativos em todo o estado.

 

Projeto PGA 2018 / 2019

Promover a qualidade de vida do idoso institucionalizado, a garantia dos direitos das pessoas idosas institucionalizadas nas  ILPIs e disponibilizar material e apoio técnico aos promotores de Justiça para a fiscalização das ILPIs, análise dos formulários encaminhados e atualização do banco de dados com a relação das ILPIs do estado.

Firmada parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais) para criação de uma equipe multidisciplinar que, após visitas semanais às ILPIs para conhecer a realidade vivenciada por cada instituição e as reais condições de vida dos idosos institucionalizados, elaborou diagnóstico de cada ILPI que possibilitou a articulação junto ao poder público municipal sobre a necessidade de investimentos na reforma estrutural das ILPIs conveniadas e melhoria das condições de vida do idoso institucionalizado; o atendimento individualizado aos representantes das ILPIs para tratar de diversas demandas jurídicas e aos idosos para levantar as principais demandas e o grau de satisfação com a instituição e a organização de cursos e seminários de capacitação para integrantes das ILPIs, com a presença de representantes do poder público municipal e entidades parceiras.

Atuação em várias frentes visando estabelecer parcerias e investimentos em projetos envolvendo idosos e pessoas com deficiência, desenvolvimento de ações educacionais com o intuito de divulgar e esclarecer temas afetos, articulações com o poder público em favor dos direitos das pessoas por ele tuteladas, além da elaboração de pareceres, peças e pesquisas de materiais para apoio às Promotorias e atendimento constante de demandas espontâneas.

 

Ações de enfrentamento à Covid-19

Recomendação e material informativo disponibilizados a todos os promotores de Justiça da área na página eletrônica desta Coordenadoria e encaminhamento às ILPIs filantrópicas de Belo Horizonte de Recomendação e informativo dos protocolos para enfrentamento à Covid-19; além do levantamento e monitoramento das ILPIs filantrópicas do estado, quanto a óbitos e contaminação pelo novo coronavírus.

 

Projeto MP Itinerante

Completando 10 anos em 2020, o Ministério Público Itinerante leva a Justiça e o conhecimento dos direitos básicos para ter uma vida digna a cidades isoladas, sem fácil acesso às Promotorias de Justiça e com os Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) mais baixos de Minas Gerais. Os cidadãos dessas cidades recebem a equipe e seus parceiros, que oferecem atividades e serviços multidisciplinares que vão da requisição de orientação jurídica a atividades voltadas a adolescentes que visam prevenir a violência doméstica e familiar.

Desde janeiro de 2019, o MP Itinerante é gerido pela Coordenadoria Estadual de Defesa do Direito de Família, das Pessoas com Deficiência e dos Idosos (CFDI), o que possibilitou novas parcerias e novos subprojetos sobre violência sexual infantil e violência doméstica desenvolvidos internamente.


MP Itinerante

2017 a 2020 Alunos 16900
Árvore frutífera 3725
Atendimento da Promotoria 3934
Audiências de mediação 294
Cartório Registro Civil 4029
Identidade 3901
Municípios contemplados  64
Palestras 207
Previdência Social 2479
Público presente 60200