COMUNICAÇÃO

Image

Comunicação Estratégica

A Superintendência de Comunicação Integrada (SCI), entre 2017 e 2020, estabeleceu a Comunicação Estratégica como principal pilar para o desenvolvimento de suas ações comunicacionais. Um trabalho de reposicionamento foi realizado, visando uma linha de atuação institucional focada na efetiva comunicação interna e, especialmente, em uma comunicação de maior alcance que atendesse os anseios dos cidadãos.

Ao longo desses quatro anos, temas como atendimento, política de comunicação, planejamento e calendário estratégicos foram amplamente debatidos e explorados com as áreas administrativas e finalísticas, visando sempre a comunicação mais fluida, clara e completa, tanto para os integrantes da casa quanto para o público externo. Houve também significativa expansão das redes sociais do MPMG e, sua constante exposição midiática, na capital e no interior, gerou um saldo que consolida a imagem positiva da instituição.

 

Relacionamento com a imprensa

MP para jornalistas - manual que procura esclarecer o que é o Ministério Público, qual a sua estrutura, como e em quais áreas atua. O material ainda traz um glossário com os termos jurídicos mais utilizados. O objetivo é contribuir com repórteres que trabalham na cobertura da atuação do Ministério Público.

Workshop MP e Imprensa – o relacionamento com a mídia é tratado de forma clara e objetiva com os porta-vozes da instituição. Nos últimos quatros anos, foram realizados sete workshops sobre o tema, tanto na capital quanto no interior do estado.

Produção radiofônica - significativo crescimento na produção e distribuição de material em áudio. Foram mais de 533 peças, entre boletins, entrevistas e spots, aproveitadas pela imprensa em todo o estado ou consumidas pelo cidadão diretamente em nosso portal institucional e em nossas redes sociais.

Clipping profissional - atividade essencial para monitoramento de mídia e de imagem institucional, passou a ser produzido por empresas especializadas. São rastreadas e compiladas notícias que envolvem o MPMG em texto, vídeo e áudio, publicações na web, em jornais impressos, no rádio e na TV, reunindo informações dos principais veículos locais, regionais e nacionais.

 

Relacionamento com a sociedade

Portal na internet – em fase final de reformulação com o objetivo padronizar, uniformizar e facilitar o acesso aos serviços e informações disponíveis tanto na área externa (internet) quanto na área restrita (intranet).

Redes sociais – consolidação e expansão das redes sociais. O MPMG está presente nas principais mídias: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

Por dentro do MP - tem caráter educativo e o propósito é apresentar o Ministério Público, suas funções, áreas de atuação, o trabalho dos promotores de Justiça e as formas de acesso à instituição. Participam estudantes de escolas públicas e privadas, universitários, educadores, pais, organizações sociais e outros integrantes da sociedade.  Neste período, o projeto alcançou a marca de sete mil participantes e, em comemoração aos 10 anos de existência, iniciou as atividades virtuais, com uma série de palestras disponíveis no canal oficial do MPMG no YouTube.

 

Relacionamento institucional

A fim de se obter uma imagem institucional única, forte e reconhecível pelos públicos interno e externo, foi publicada a Resolução PGJ nº 23 , que dispõe sobre o Manual de Identidade Visual do MPMG. A resolução é parte do projeto que visa normatizar a aplicação e a utilização da logomarca do MPMG.

Image

 

Relacionamento com o público interno

Em Dia – criação do boletim semanal, com o objetivo de levar a membros e servidores informações relacionadas às atividades do gabinete do procurador-geral de Justiça e da Administração do MPMG.

Trocando Letras – projeto criado para compartilhar conhecimento e aproximar pessoas por meio da troca ou doação de livros.  Em 2019, foi lançada a estante permanente de livros de literatura infantojuvenil para incentivar a leitura desde a primeira infância. Em comemoração aos 300 anos de Minas, o projeto iniciou campanha nas redes sociais para celebrar a história do estado a partir da literatura. A divulgação da biografia, obra e pensamento de autores mineiros mostra um pouco da diversidade de gêneros literários e a abordagem de temas de inclusão.

Mensagens instantâneas - um canal direto de comunicação com os integrantes do MPMG ganhou destaque entre as ferramentas de comunicação interna. A lista de transmissão no WhatsApp garantiu agilidade e maior alcance a comunicados expedidos pela Administração.

Atendo bem - proposta institucional de comunicação interna que visa contribuir para a construção da cultura do bom atendimento, interno e externo, no MPMG. Compôs a programação do curso de formação dos promotores de Justiça, o minicurso Atendimento, Processo Comunicativo e Promoção da Justiça, abordando a importância da gestão participativa, da empatia e da aproximação do Ministério Público com a sociedade. Foi realizada a capacitação Atendimento e comunicação em práticas de cerimonial para recepcionistas que prestam serviço à PGJ, com o objetivo de suprir as necessidades de recepção em grandes eventos e cerimônias do MPMG.

Padronização dos comunicados administrativos – com o propósito de se obter unidade visual dos comunicados internos administrativos enviados por e-mail, o layout das mensagens foi padronizado, definindo elementos gráficos específicos para cada superintendência, bem como possibilitando a identificação das respectivas diretorias e divisões como remetente. Por meio de um protocolo técnico de construção do layout, essa padronização permite que cada área envie seus comunicados sem acionar a Superintendência de Comunicação Integrada para criação ou envio dos e-mails.

 

Image

 

Profissionalização

As áreas de relações públicas, publicidade, jornalismo e mídias digitais foram incrementadas a partir de consultorias e capacitações práticas com especialistas referências nas respectivas áreas de conhecimento. Com o uso de diversas ferramentas para construção de cenários e identificação de personas, foram elaborados e aprovados, junto à Administração Superior, projetos que contemplam necessidades e objetivos de comunicação distintos, envolvendo os stakeholders da instituição. Esses projetos estão em andamento.

 

Gestão, projetos e inovação

Uso da linguagem no MPMG - com o objetivo de tornar a linguagem do MPMG mais acessível e mais bem compreendida pela sociedade, o projeto busca a reformulação da comunicação escrita em ofícios, documentos, peças judiciais e extrajudiciais e outros materiais disponibilizados no portal institucional e nos sistemas da atividade-fim. Trata-se de uma proposta educativa sobre boas práticas na produção de textos, que tem como premissa respeitar a finalidade da comunicação e o perfil do público destinatário.

Reestruturação e inovação - capacitação da equipe da Superintendência de Comunicação Integrada por empresa especializada em comunicação corporativa. O papel estratégico da área dentro do contexto atual do Ministério Público, da realidade político-social brasileira e do momento de transformação digital foi o ponto central desta capacitação. O trabalho da unidade passou a seguir um calendário estratégico de comunicação que contempla projetos especiais para promover a reorganização administrativa da unidade, a implantação de um núcleo de inovação digital e redes sociais, a sistematização e a melhoria do atendimento aos integrantes do MPMG.

Natal da Fraternidade: Papai Noel em Casa - ação voltada para crianças, filhos de colaboradores terceirizados, a campanha abrange capital e interior. Além da entrega dos presentes pelo Papai Noel às crianças, com direito a foto, há uma apresentação cultural e lanche oferecido pela PGJ aos participantes e familiares. As três edições tiveram o envolvimento de algumas comarcas do interior que, orientadas pela equipe do MP Cultural, também fizeram seu Natal da Fraternidade – Papai Noel em Casa.

Catalogação de mais de 10 mil fotos do acervo fotográfico, registradas entre os anos de 1971 e 2010, itens de especial valor para a memória institucional que, em breve, estarão acessíveis ao público.

E-lista – uma gestão aprimorada desta ferramenta de e-mail marketing busca garantir o uso mais eficiente deste recurso. Com o envio de mensagens segmentadas e direcionadas, obtém-se maior alcance entre o público prioritário.

Modernização e inovação tecnológica – modernização tecnológica dos auditórios Azul e Vermelho, com a substituição dos equipamentos de áudio e vídeo, além da aquisição de software específico para captação e transmissão de vídeo. Tal modernização permite maior resolução de imagem e som, bem como melhor qualidade das gravações e transmissões das sessões da Câmara de Procuradores de Justiça e do Conselho Superior, como também dos eventos institucionais da Casa. Estão em processo de modernização a Sala Minas Gerais, a Sala Belo Horizonte, o pilotis da sede da PGJ e a cafeteria.

 

Assessoria de Comunicação em Brasília

Atua no assessoramento de membros e acompanhamento processual em órgãos federais sediados na capital do país.

Supremo Tribunal Federal (STF): Cerca de 400 processos acompanhados

Superior Tribunal de Justiça (STJ): Cerca de 1.500 processos acompanhados

Câmara dos Deputados e Senado Federal: mais de 64 matérias entre Projetos de Lei (PL) e Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de interesse institucional que tramitam no Congresso Nacional foram ou estão sendo acompanhadas.

Boletins “Em Dia Brasília”: coletânea semanal de notícias de interesse do MPMG oriundas do Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Nacional de Justiça, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Senado Federal e Câmara dos Deputados. Até outubro de 2020, foram publicadas 176 edições.